WESTERMAN, David; HEIDE, Brandon; KLEIN, Katherine; WALTHER, Joseph. How do people really seek information about others?: Information seeking across Internet and traditional communication channels. Journal of Computer-Mediated Communication, v.13, 2008 (p.751- 767).
POR ZÉLIA QUADROS
Sobre os autores:
DAVID WESTERMAN é Professor Assistente Ph.D., na Universidade Estadual de Michigan-Ma (USA). Especializações: Comunicação de Massa, Comunicação Mediada por Computador.
BRANDON VAN DER HEIDE é professor assistente na Escola de Comunicação na Universidade Estadual de Ohio. Seu maior interesse é o estudo de como as tecnologias de comunicação afetam as formas com que as pessoas interagem umas com as outras.
KATHERINE A. KLEIN é uma cientista pesquisadora no centro de Prevenção e controle de doenças. Dr Klein earned her PhD from MSU in 2007.
JOSEPH WALTHER é professor no Departamento de Comunicação e do Departamento de Telecomunicações, Estudos de Informação e Media. Seu ensino e pesquisa têm o foco sobre a dinâmica da comunicação mediada por computador e da Internet nas relações interpessoais, grupos de trabalho, suporte social, e sistemas de ensino.
Objetivos do capítulo: A presente pesquisa descreve a maneira pela qual os indivíduos usam os vários meios de comunicação no processo de busca de informação interpessoal. A teoria da tecnologia da comunicação e informação (ICT) de Stephens (2007) foi aplicada a um contexto interpessoal de busca de informações, e foram levantadas questões de pesquisa e hipóteses sobre quais são os canais oferecidos a quem procura e quais os usados pelas pessoas para procurar informações sobre outras em diversos tipos de relacionamentos. Duzentos e 25 participantes responderam a uma pesquisa sobre este tema, e eles relataram uma maior probabilidade de buscar informações sobre alvos menos conhecidos utilizando canais onde eles seriam irreconhecíveis. No entanto, os participantes relataram uma maior probabilidade de buscar informações sobre alvos mais conhecidos usando canais onde seriam identificáveis. Canais, como sites de redes sociais foram freqüentemente relatados por serem úteis, independentemente de o alvo ser bem conhecido ou menos conhecido. Propriedades desses canais e suas implicações para a informação interpessoal buscando, assim como implicações teóricas destes resultados são discutidos e as direções para pesquisas futuras são examinadas.
Argumentação Central: Como as pessoas buscam informações sobre outras? A respeito da busca de informações através da Internet e os Meios de Comunicação Tradicionais, Walther & Parks (2002) sugerem que alguns relacionamentos modernos ultrapassaram as teorias usadas para explicá-los e fazer previsões sobre eles. O fato de que os pesquisadores terem feito poucos trabalhos descritivos neste campo, ressalta uma lacuna na literatura da comunicação mediada por computador (CMC) embora haja um número crescente de canais que as pessoas podem optar por utilizar, pouco se sabe sobre as escolhas da mídia que as pessoas fazem para vários objetivos interpessoais. Antes de discutir a teoria (ICT), a pesquisa começa discutindo a teoria da Redução da Incerteza (Berger & Calabrese, 1975) como um quadro para a compreensão do por que as pessoas buscam informações sobre os outros.
Teoria da Redução da incerteza: Um dos objetivos interpessoais mais básicos é reduzir a incerteza sobre outras pessoas, que, como na formação de impressões, pode ser visto como um processo de espelhamento para gerenciamento de impressão. URT (Berger & Calabrese, 1975) procura explicar e predizer como as pessoas formam impressões uns dos outros e se concentra no processo de comunicação interpessoal nas interações iniciais, A hipótese central da URT é a preocupação inicial que as pessoas têm quando vão ao encontro uns aos outros, é o de reduzir a incerteza sobre si mesmos, e uns dos outros, a fim de aumentar a previsibilidade sobre os outros (e os seus próprios) comportamentos. Assim, a teoria sustenta que em situações onde um indivíduo não tem certeza, existirão as tentativas individuais de buscar informações pertencentes a esse ambiente específico para reduzir a ambigüidade sobre essa situação,
ICT Teoria da Sucessão: Stephens (2007) oferece um modelo de como o uso do canal pode ocorrer como um processo, ao invés de focar no uso de canais individuais separadamente. Como parte deste modelo sucessivo, Stephens sugere que diferentes tarefas podem ser mais bem realizadas através da utilização de diferentes padrões de uso do canal. O modelo é articulado para uso com tarefas de organização, e se baseia em uma lista de tarefas identificadas anteriormente por Flanagin e Metzger (2001), bem como uma tarefa adicional, conhecida como''documentação''. O modelo oferece proposições testáveis específicas sobre o uso diferencial de canais para atingir vários objetivos enquanto as relações entre as pessoas se desenvolvem.
Método: O texto descreve o público participante, o procedimento, as medidas e os resultados.
Resultados: Este estudo relata que os indivíduos são mais propensos a usar canais que lhes permitem manter o anonimato para procurar informações sobre alvos menos conhecidos. No entanto, quando se busca informações sobre alvos mais conhecidos, os indivíduos são mais propensos utilizar os canais em que são identificáveis como buscadores de informação. Há também algumas informações que procuram ferramentas, como sites de redes sociais, que oferecem aos usuários a oportunidade de ser ao mesmo tempo identificável e não identificáveis (dependendo de como eles são usados), e são vistos como úteis para a busca de informações sobre ambos os menos conhecidos e mais conhecidos alvos. Embora a utilidade de grupos de canais seja consistente com a hipótese de previsões, estas previsões dizem pouco sobre o quão útil cada canal realmente é.
Em primeiro lugar, os canais que as pessoas geralmente relatam como não sendo úteis para buscar informações sobre os outros, não importando a relação entre o alvo e o buscador inclui blogs, cartas e mensagens de texto. Não é de estranhar que as cartas não sejam mais uma ferramenta preferida para a busca de informações, pois o e-mail fornece um método mais rápido, mais eficiente de envio de cartas e muitas pessoas têm acesso. É um tanto surpreendente, no entanto, que um novo meio, como weblogs pessoais não sejam usados com mais freqüência. Curiosamente, apesar de blogs terem sido consideradas mais semelhantes aos meios de comunicação que permitem a uma pessoa procurar informações sobre outra pessoa anonimamente, outros resultados da pesquisa indicam que o público a que maioria dos blogueiros destina são amigos e família (Lenhart & Fox, 2006). Assim, as pessoas podem não estar atingindo o seu público-alvo com blogs.Também é possível que a amostra utilizada neste estudo não seja de uma população que usa blogs para este fim. Pesquisas futuras poderiam examinar por que esses canais não eram mais propensos a serem usados para buscar informações sobre outras pessoas.
Em segundo lugar, existem alguns canais que parecem ser úteis para obter informações sociais buscando entre alvos relacionais. Estas incluem mensagens instantâneas e usar outra pessoa. Sites de redes sociais, como facebook.com e myspace.com também foram geralmente considerados úteis, com exceção de usar para a busca de informações sobre membros da família. Consistente com a teoria da massa crítica de mídia interativa (Markus, 1987) não é de estranhar que os estudantes universitários não encontrem utilidade nesses sites para busca de informações sobre membros da família. Estes sites são usados principalmente por estudantes do ensino médio, embora sua popularidade venha recentemente se estendendo para outras populações também (ver, por exemplo, Balakrishna, 2006). Portanto, muitos dos familiares deles não terão uma presença nesses sites. Pesquisas futuras devem examinar por que sites de redes sociais são úteis e como as pessoas formam impressões sobre os outros em sites de redes sociais.
Implicações Teóricas: Embora este estudo mostre a possibilidade de aplicação da (TIC) teoria de sucessão (Stephens, 2007) para a comunicação interpessoal, essa aplicabilidade não é sem questionamentos. O presente estudo analisa especificamente o uso de diferentes canais para uma tarefa que é ao mesmo tempo pessoal e informativa: aprender sobre alguém. Assim, embora algumas das proposições TIC teoria de sucessão de se aplicar a informação interpessoal buscando, outros podem precisar de mais reflexão antes de poder ser aplicadas.
Limitações e Direcionamentos Futuros: Tal como acontece com todos os estudos, as pesquisas atuais têm grandes limitações. Uma gira em torno da medida de probabilidade. Os participantes foram solicitados a classificar a sua probabilidade de uso de cada canal para obter informações sobre uma variedade de pessoas diferentes. Embora este método seja útil, há outras maneiras onde isso pode ser medido, como self reports pessoas de comportamentos previstos podem não refletir com precisão seus comportamentos reais.
Outra possível limitação do presente estudo é a amostra utilizada. Embora haja boas razões em perguntar a estudantes universitários como uma variedade de canais é usada para aprender sobre os outros, seria interessante examinar esses padrões em outras populações.
Conclusão: A presente pesquisa é uma tentativa inicial de responder a pergunta que descreve a maneira pela qual os indivíduos usam uma variedade de canais disponíveis a eles no processo de busca de informação sobre outras pessoas. Os dados sugerem que as pessoas usam uma variedade de métodos, e que estes métodos podem diferir com base na relação do buscador para com o alvo. Este estudo aponta para a necessidade de refinamento teórico para a redução da incerteza nos relacionamentos em relação a utilidade da Internet e outros canais. Ele também destaca a necessidade de determinar as condições limitantes das principais teorias na CMC. Será de grande utilidade direcionar futuras pesquisas para responder a estas questões teóricas.
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