quinta-feira, 24 de novembro de 2011

FICHAMENTO - A framework for conceptualizing veracity in online dating self-presentations. (2011)

ELLISON, Nicole; HANCOCK, Jeffrey; TOMA, Catalina. Profile as promise: A framework for conceptualizing veracity in online dating self-presentations. 2011.


POR TARCÍZIO SILVA


Sobre os Autores:

- Nicole Ellison é professora associada do Departamento de Telecomunicações, Estudos de Informação e Mídia da Universidade de Michigan. Pesquisa ambientes digitais como sites de redes sociais, sites de encontro e buscadores. Seus trabalhos podem ser acessados em https://www.msu.edu/~nellison/pubs.html


- Jeffrey Hancock é professor associado da Cornell University. Pesquisa gerenciamento de impressões, relacionamentos interpessoais e estratégias deceptivas em ambientes digitais. http://communication.cals.cornell.edu/cals/comm/people/faculty-and-staff.cfm?netId=jth34


- Catalina Toma é professora da Universidade de Wisconsin-Madison. Pesquisa interações em sites de encontro. http://commarts.wisc.edu/directory/?person=ctoma


Objetivos do Artigo:


A proposta do artigo é analisar o processo de auto-apresentação de pessoas em sites de encontro. Tais ambientes, por visarem o estabelecimento de encontros afetivo-sexuais, possuem a particularidade de, idealmente, transpor as interações online a encontros face a face. Soma-se a isto as dinâmicas próprias de busca por parceiros, que envolvem a idealização de traços de si com objetivos de interessar a um possível parceiro. A partir dessas dinâmicas, os autores utilizam as perspectivas teóricas de interação hiperpessoal, proposta por Walther e colaboradores, e de common ground, proposta por Clark, para analisar como os perfis nestes sites são “perfis como promessas” (profile as promises).


Argumentação Central:


- Auto-Apresentação em Perfis


Perfis de Sites de Encontro


Os autores iniciam o trabalho realizando uma revisão do conceito de perfil em ambientes digitais. No caso específico de sites de encontro, citam trabalhos que mostraram como frequentemente uma leitura rápida dos perfis nestes sites é decisiva para uma pessoa ignorar ou acompanhar outro usuário.


Sobre a produção do perfil, são comuns “exageros” de características positivas. Tais exageros são constritos até certo ponto, pois os sites de encontro pressupõem e promovem a possibilidade de interação face a face. Dessa forma, essa antecipação de um encontro presencial cria uma tensão entre a honestidade completa e o prejuízo na iniciação de relações interpessoais.


Para entender como as pessoas e apresentam nestes ambientes, os autores vão utilizar o modelo hiperpessoal de interação, que leva em conta as propriedades dos ambientes digitais relativas ao canal e possibilidades de emissão e recepção. Proposto por Joseph Walther, este modelo dá conta das pistas reduzidas nos ambientes digitais, foco na interação textual e maior alocação de recursos cognitivos na construção das mensagens. Para entender os fatores contextuais, os autores citam o conceito de common ground proposto por Clark, que explica como os participantes de uma comunidade online desenvolvem e se baseiam em expectativas compartilhadas.


- Apresentação do Self em ambientes de pistas reduzidas


O modelo da interação hiperpessoal fala de auto-apresentação seletiva, conceito que bebe das teorias de auto-apresentação e gerenciamento de impressões. O modelo hiperpessoal mostra como, nos ambientes digitais, essa auto-apresentação se torna mais seletiva, uma vez que o usuário deve adicionar as informações sobre si, geralmente em inputs textuais. Assim, características simbólicas como aparência, gestualidade e outras não estão diretamente disponíveis aos interagentes. São mediadas pelos processos de auto-apresentação seletiva durante o preenchimento das informações dos perfis e nas trocas interacionais. No caso de características mais subjetivas, dois fatores podem promover um maior deslocamento entre a auto-apresentação e a percepção que o interagente pode fazer do indivíduo. O primeiro é a simples falta de auto-conhecimento e o segundo é o esforço em disfarçar traços negativos do self. No caso dos sites de encontros, ambos os fatores podem entrar em jogo.


- Assincronicidade e fatores temporais


Outra característica chave dos ambientes digitais, segundo o modelo de interação hiperpessoal, é assincronicidade. Existe um gap entre o momento de criação e preenchimento dos perfis e o possível encontro face a face com os interagentes nestes ambientes. Dessa forma, a aceitabilidade de discrepâncias pode emergir. Existe uma diferença entre o self ideal e o self real e os indivíduos tendem a se apresentar como o self ideal, que pode ter sido alcançado no passado ou ser um desejo futuro.


- Expectativas contextuais compartilhadas


Uma vez postos os fatores sociotécnicos, os autores vão tratar das normas sociais presentes nas comunidades online. A partir do conceito de communal common ground, de Clark, é possível entender como normas, procedimentos e léxicos são compartilhados pelos membros dos sites de encontro.


Trabalhos anteriores mostraram como os usuários destes sites levam em consideração a expectativa de que os outros exagerem algumas características e, por isso, fazem o mesmo. Não se trataria exatamente de “mentiras”, mas de idealizações esperadas.


- O estudo


A proposta do estudo é analisar como participantes de sites de encontro avaliam deturpações informacionais. A questão de pesquisa é: “como participantes de sites de encontro conceitualizam a aceitabilidade de discrepâncias entre a auto-apresentação no perfil e a presença off-line?”


- Métodos


Os participantes, nova-iorquinos, foram recrutados através do Village Voice e Craiglist. 37 foram entrevistados e 8 participaram do estudo geral, realizado na Universidade New School. Métodos qualitativos foram utilizados na entrevista, para entender a aceitabilidade dos usuários a diferentes tipos de distorção das informações.


A análise das respostas codificadas permitiu identificar categorias temáticas relacionadas ao gerenciamento de impressões, fotografias, aceitabilidade e definição de mentira. O tema do “perfil como promessa” emergiu nesta fase de análise.


- Descobertas


Deslocamento Temporal nos Perfis: assincronicidade ou licença para mentir?


A natureza temporal destes perfis digitais, que são representações de indivíduos vistas antes dos encontros face a face, mostrou-se relevante. Frequentemente os participantes do estudo citaram métodos de idealização do self de acordo com a imagem futura que projetam de si. Dessa forma, a efetivação de um encontro pode acontecer em um momento no qual os objetivos de ajuste do self tenham sido realizados.


A maleabilidade do traço idealizado também foi observada. Alguns tipos de traços são mais alcançáveis do que outros. Os percebidos como efetivamente maleáveis, modificáveis em curto período de tempo, foram vistos como traços mais abertos a idealização. Também foi observada a magnitude da idealização, uma vez que modificações exageradas dos traços foram mais vistas como inapropriadas.


- Pistas reduzidas: ter que falar ao invés de mostrar


Nos ambientes digitais, alguns fatores como corpo não são passivamente mostradas como no contexto face a face. No caso dos sites de encontro, alguns traços do tipo são explicitamente “ditos”. Em parte das casos, a falta de auto-conhecimento incorre em descrições de si imprecisas. Diversos participantes relataram estratégias de uso de ambiguidade, ao utilizar descrições médias ou padronizadas de si para evitar a precisão, que poderia explicitar traços não atrativos.


- Deturpações esperadas em contextos online


Em seguida, os autores falam sobre estratégias de idealização “que não fazem mal”. A comunidade se autorregula, estabelecendo práticas, expectativas e proibições tácitas.


- Debate


Framework do perfil como promessa


A ideia do “perfil como promessa”, para os autores, é um framework para o entendimento da auto-apresentação em sites de encontro. Os participantes observam um repositório mental de selves presentes, passados e futuros para construir as qualidades que querem expor online.


Para os autores, existe o “entendimento que o perfil constitui uma promessa feita para uma audiência imaginada e que a futura interação face a face acontecerá com alguém que não difere fundamentalmente da pessoa representada no perfil”. Dessa forma, esse perfil como promessa é um contrato psicológico entre os possíveis usuários do site.

Os autores listam três propriedades relevantes das promessas na construção dos perfis. Primeiro, as promessas não são enunciadas de forma explicita. Segundo, as promessas incorporam um aspecto de temporalidade, pois estão direcionadas ao futuro. Terceiro, promessas são tipicamente incompletas.


- Aplicando o framework do perfil como promessa aos dados das entrevistas


Os autores mostram como o conceito proposto permite entender a aceitabilidade de inexatidões na auto-apresentação online, uma vez que os participantes racionalizam os dados de acordo com a natureza temporal das promessas.


- Direções futuras e limitações


Em relação a pesquisas futuras, os autores indicam que a influência das dimensões temporais na avaliação da auto-apresentação online merecem ser investigados. Chamam a atenção para a análise destes processos em outros contextos assíncronos. Ainda oferecem como questões de pesquisas como os atos de criação de perfis afetam identidade, auto-estima e conhecimento de si. Por fim, alegam que a perspectiva hiperpessoal pode ser extendida ao adicionar dimensões contextuais. As limitações do estudo se referem especialmente a possíveis distorções do método e amostra.


- Conclusões


Os autores concluem revisando as duas linhas de pesquisa sobre ambientes digitais. De um lado, representado pelo trabalho de Walther, estão os trabalhos que analisaram fatores específicos das plataformas digitais. De outro, a pesquisa sobre comunidade online e desenvolvimento de relações interpessoais e intergrupais. Clamam pela integração destas duas abordagens, como no caso do presente estudo que procura levar em conta tanto os aparatos sociotécnicos quanto as regras e normas sociais ali desenvolvidas.


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