quinta-feira, 27 de outubro de 2011

FICHAMENTO – NA TOCA DO COELHO: O PAPEL DO LUGAR NA INICIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE RELACIONAMENTOS ON-LINE.


FICHAMENTO REALIZADO POR ZÉLIA QUADROS


Sobre o autor: ANDREA J. BAKER é professora de sociologia da Ohio University. Ela estudou as relações on-line desde 1997, coletando dados para o seu trabalho de 1998, Casais no Ciberespaço Encontrando Romance “On-line” e Então Se Encontrando pela Primeira Vez na Vida Real. É autora de “Double Click”: Romance e Compromisso de Casais Online, sobre 89 casais que se reuniram em salas de chat, fóruns e sites de namoro. Seus interesses incluem comunicação on-line e comunidades virtuais.

Objetivos do capítulo:

O capítulo inicia examinando dado relevante da literatura sobre relacionamentos online e com uma análise exploratória de como o lugar está relacionado à atração inicial e posterior compromisso em relacionamentos românticos no ciberespaço. Levando em consideração as experiências de Alice no país das maravilhas onde ela encontrou diversas situações as quais teve de se ajustar, as pessoas tem comparado o “ciberespaço” ao mundo encontrado através do espelho, a realidade virtual do outro lado contrastada ao mundo físico diário. Este capítulo aborda duas perguntas: Primeira - Como é que o lugar ou espaço online específico em que um par romântico se encontra, pode influenciar o curso da relação, especialmente nos estágios iniciais? Segunda - Como é que o timing, o ritmo do relacionamento dos membros do casal, a interação com o espaço pode afetar o desenvolvimento da parceria do casal em potencial?

Argumentação Central:

As pessoas desenvolvem fortes sentimentos umas para com as outras no ciberespaço, desde relacionamentos ocasionais até amizades próximas, e parcerias intimas que as vezes culminavam em casamentos. Estas conexões tem início no mundo virtual, sem os dois fatores anteriormente considerados como essenciais para a ligação interpessoal: atração física e proximidade espacial. Pesquisadores de relacionamentos on-line reconhecem que estas pessoas freqüentemente “sentiam como se conhecessem bem um ao outro “(Walter&Parks,2002,p.549) antes de se encontrarem offline (Baker,1998). Os pesquisadores diferenciaram modos de relacionamentos dentro do ciberespaço tais como o uso de mídias de tempo real, sincrônica ou assíncrona. Eles começaram a realçar as diferenças nos tipos de espaços, ou configurações online.

- Lugar Online e Offline: Atração no Ciberespaço versus na Vida real - Atração física e proximidade espacial não parecem fatores muito importantes na formação de relações íntimas online. Algumas pessoas se comunicam por vídeo ou webcams, apesar de quase ninguém da base de dados primários do autor assim o fez, e o vídeo foi usado ​​ raramente. Mesmo ao apresentar fotografias ou avatares, o processo de se familiarizar com alguém começa em um plano virtual, ou não física online, deixando a escolha de se encontrar pessoalmente para mais tarde, depois de avaliar o que já é conhecido através de informações fornecidas online. Sem tanta ênfase na aparência física, as obrigações no ciberespaço muitas vezes começam com a auto-revelação mútua e o relacionamento é iniciado com base na similaridade dos indivíduos. Isto não quer dizer que a dimensão da atração física não é importante. Na sua ausência, o casal normalmente pode não continuar o relacionamento. Na Internet, as pessoas podem procurar conhecer primeiro os outros, e depois decidir se quer conhecer, e não o inverso como no espaço físico. (Rheingold, 1993, p. 26). A atração começa online, muitas vezes através da palavra escrita ou uma combinação de representação pictórica e textual em vez de simplesmente uma presença física. O "click" de compatibilidade vem através de conexão em um lugar on-line e, em seguida, comunicada através de texto e, freqüentemente, pela voz antes da reunião face-a-face (F2F).

-Interesses comuns e Similaridade no Ciberespaço - Propinquity ou proximidade on-line significa que duas pessoas vieram a se encontrar na mesma área on-line, quer jogando um jogo, discutindo um programa de televisão, ou fazendo a triagem através de perfis em um site namoro. Eles sinalizam um objetivo semelhante, se socializar, para coletar informações, ou para buscar entretenimento. Dependendo do tipo de site, eles muitas vezes anunciam a sua disponibilidade para os relacionamentos, seja diretamente em um anúncio de site de namoro, ou mais indiretamente com referências aos cônjuges ou relacionamentos significantes.

-Local Online: Sites de relacionamento Versus Comunidades Online - Dois principais tipos de lugares online para as pessoas formarem relacionamentos, incluem os sites de namoro online, e outros lugares, tais como fóruns de discussão, chats, servidores de lista de e-mail , sites de redes sociais, jogos e mundos virtuais. Estes tipos de sites que não os de serviços de namoro são agrupados aqui e chamados de comunidades on-line, ou comunidades virtuais (VCs). Pessoas que visitam sites de namoro online têm objetivos diferentes, pelo menos num primeiro momento, do que aqueles em outros sites. Os sites também diferem na forma como muitas pessoas tendem a estabelecer relações off-line com o outro. Finalmente, a dinâmica da formação de relacionamentos nos dois tipos de sites são discutidos neste trabalho.

-Metas de Lugares on-line e Participantes – Os objetivos das pessoas que buscam intimidade on-line podem variar do desejo de um encontro casual, de qualquer convivência breve ou contato sexual até o de um relacionamento, tão profundo quanto o casamento ou parceria ao longo da vida. Pesquisadores examinaram membros de um site de namoro e identificaram outros objetivos entre casuais, relacionamentos íntimos sérios, e encontro de amigos online (Gibbs, Ellison, eHeino, 2006). Eles descobriram em seu estudo que a maioria das pessoas são compatíveis. Nenhum dos "objetivos iniciais” dos parceiros impedia a construção de um relacionamento em longo prazo.

-Tipos de locais e freqüência das relações pessoais - Os pesquisadores descobriram que a maioria dos relacionamentos em formação progrediram para outro canal de comunicação fora do grupo, incluindo telefone e correio tradicional.

- O processo de iniciar relacionamentos em sites de namoro e VCs-O – O processo que ocorre na identificação e contato com potenciais parceiros online difere daqueles que se encontram em sites de namoro on-line (DSS) em oposição à aqueles que se reúnem em comunidades on-line (Baker, 2005) ou VCs. Neste capítulo, os dois termos, a comunidade on-line e a comunidade virtual são usados ​​como sinônimos, os grupos sociais para significar pessoas interagindo através da Internet.

- Tipos de Lugares: Características Técnicas - Alguns sites obrigam ou encorajam os avatares, representations visuais do self criados pelos usuários que acompanham um nome online. Dependendo do local, avatares podem incluir figuras de desenho animado ou fotos. Características técnicas dos locais podem influenciar os resultados da interação, em que a disponibilidade de fotos, os mecanismos de bate-papo, e mais recentemente webcams e gravações de voz podem incentivar autenticidade. Pessoas com a intenção de contornar a honestidade, entretanto, podem inventar identidades completamente falsas, uma prática muito menos comum do que as contas populares mostram.

- Lugares para se Encontrar Online e Offline: Distância Geográfica - Sempre que as pessoas se encontram online, se eles gostam um do outro, eles podem querer encontrar-se pessoalmente, ou offline. Deixando de lado o "relacionamento exclusivamente baseado na Internet" (Wright, 2004), namorados on-line ou amigos que desejem aprofundar as suas ligações, muitas vezes desejam encontrar a pessoa "pessoalmente, em carne e osso". Os primeiros aficionados ao computador contrastaram o mundo virtual com o espaço físico off-line chamando o mundo offline de "a vida real."

- Lugar de encontro Online e local de residência dos parceiros - No site de namoro, a importância do lugar supera muitos outros fatores, talvez seguindo-se a aparência e idade para pessoas que não irão viajar para conhecer o outro. No local, os parceiros podem pré-limitar qual a extensão de distância de sua busca. Superar as distâncias em vários estágios dos relacionamentos pode envolver modos de comunicação on-line e, em seguida, chamadas de longa distância ao telefone. Com a disponibilidade do celular ou planos de telefonia móvel e serviços online para distância como o Skype, o custo financeiro pode ter sido diminuído em relação ao passado. Em algum ponto, os parceiros têm que decidir quem vai viajar para encontrar o outro e quando eles se encontrarão offline.

- Encontros Ofine: Escolhendo o lugar - Pessoas envolvidas em relacionamentos geralmente chegam a um momento onde desejam encontrar-se pessoalmente, para ver se as ligações que têm explorado continuarão offline. Eles querem especialmente saber se eles "clique" na vida real da mesma maneira que online. Além de decidir qual o modo em que eles preferem para a communication, o casal escolhe onde encontrar-se offline.

- A intersecção de lugar e tempo: Duas dimensões das relações online - Apesar de a cronometragem poder ser objeto de um outro artigo, aqui discute-se no que se refere aos lugares as pessoas se encontram online e offline.Tempo e lugarr interagem em um número de maneiras diferentes para desenvolver ou retardar a relação online. Neste capítulo, "timing" significa a seqüência e duração de eventos no processo de comunicação online e offline. O conceito de “timing” engloba decisões sobre quando avançar e quando fazer a ligação através de vários meios de comunicação. Tempo também se refere ao método de comunicação e se as pessoas interagem em tempo real como se fossem co-presentes no espaço, ou em modo de resposta atrazado.

- Comunicação Sincronica versus Assincronica e lugar Online - Alguns espaços on-line são salas de chat, permitindo aos participantes que escrevam em tempo real. Alguns lugares contêm apenas as opções assíncronas, como postagem em fóruns de discussão, ou enviar e-mail. Se um casal se encontra, pesquisando perfis, ou discutindo questões em um fórum online, eles podem decidir ficar em contato através de e-mail, que permite o pensamento e revisão, ao contrário dos meios de comunicação em tempo real. De importância crucial é que os dois devem chegar a acordo sobre o melhor modo de comunicação a ser usado para desenvolver seu relacionamento.

- Local e Decepção: A apresentação do self online – O processo de identidade revelado normalmente segue um caminho de on-site, e-mail para e-mail pessoal, para o número de telefone, antes de conhecer pessoalmente. As duas pessoas controlam o fluxo de informações. Quando as pessoas querem conhecer uns aos outros mais do que casualmente, a questão da honestidade aumenta em importância. Após entrar em qualquer site, uma pessoa pode decidir qual o nível de honestidade para ele ou ela dentro dos parâmetros técnicos e as normas do site, juntamente com uma preferência pessoal dentro dessas restrições.

Conclusões:

Tempo, Lugar, e Resultado: Uma nota conclusiva sobre o sucesso de relacionamentos on-line

Examinar o tipo de lugar onde as pessoas se encontram on-line e off-line, então, é crucial no entendimento da dinâmica dos relacionamentos online. Pessoas que se reúnem em VCs e nas suas casas off-line parecem ter uma melhor chance de sucesso global do que outros. Num casal, cada um escolhe a forma de apresentar-se online, ou auto-apresentação. Habilidades de comunicação e modos de determinar como o casal reage encontrando-se mutuamente online em um determinado tipo de lugar, e como as duas pessoas podem superar quaisquer obstáculos, tais como distância, finanças e outros relações para decidir sobre um local de encontro offline. Decisões sobre como apresentar-se para a outra envolvem escolhas sobre a honestidade de cada um. A comunicação afeta o tempo ou ritmo de pensamentos compartilhados, sentimentos, circulação e para o próximo nível de compromisso em continuar ou interromper o relacionamento. A comunicação textual do casal é o produto de sua interação online. Constitui a totalidade do relacionamento online. Os detalhes dos tipos de lugares em linha examinadas aqui, juntamente com as relações de aspectos de tempo para colocar, pode ajudar futuros pesquisadores especificar padrões e problemas no desenvolvimento dos relacionamentos online. Seja em sites de namoro ou comunidades virtuais, o número de pessoas formando parcerias íntimas continua a crescer em todo o mundo (ver Barak, 2007). Pesquisadores podem complementar e informar-se mutuamente de trabalho, afirmando não só "Quem" eles estão estudando, mas "onde" as pessoas têm encontrado seus parceiros on-line e como esse lugar faz uma diferença para o processo de relacionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário